Notícias

Tem mota? Então a partir de Outubro terá de a levar à inspecção

 
 
Fotografia de Bruno Pereira
Tem mota? Então a partir de Outubro terá de a levar à inspecção
por Bruno Pereira - Quarta Feira, 11 Maio 2016, 17:50
 

Arranca já no próximo mês de Outubro as inspecções obrigatórias para motos acima dos 250 cm3 de cilindrada.

O serviço deverá custar 12,50 euros, mais IVA, cerca de metade do custo da inspecção de um carro. Irá levar milhares de utilizadores a desembolsar mais uma despesa anual.

Segundo informações veiculadas pelo JN, a inspeção obrigatória a motos vai arrancar já este ano, em Outubro, e deverá custar 12,50 euros, mais IVA, revelou Paulo Areal, presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA).

Se para já apenas estão abrangidas as motas acima dos 250 cm3, a associação está em conversações com o Governo para que seja também feita a inspecção obrigatória a motos de menor cilindrada, a partir dos 50 cm3, tal como acontece na Região Autónoma dos Açores e em Espanha, explica Paulo Areal.

Pelos dados disponibilizados, as motos de maior cilindrada que vão começar a ser inspeccionadas são cerca de 80 mil. Contudo, se for estendida a medida às que começam nos 50 cm3, o número deverá ascender a um milhão. Além destes veículos, a associação quer igualmente estender a todos os restantes veículos de duas e três rodas, tratores e máquinas industriais.

Existem em Portugal 180 centros no país, e destes, cerca de 120 a 140 poderão ter esta valência, contudo ainda não foi publicado o diploma de classificação de deficiências técnicas e outro de formação de inspectores por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Assim, prepare-se para já este ano ter de pagar mais uma despesa. Verifique também se o seu veículo está dentro das condições obrigatórias de circulação.